Campanha de vacinação preventiva contra o sarampo tem início em todo o país

A partir desta quinta (22) todas as crianças de seis meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo. A ação é uma resposta imediata do Ministério da Saúde em decorrência do aumento de casos da doença em alguns estados.

A medida preventiva deve alcançar 1,4 milhão de crianças, que não receberam a dose extra, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação aos 12 e 15 meses. O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos.

Boletim com os casos de sarampo divulgado na última terça pelo Ministério da Saúde revelou que nos últimos 90 dias foram confirmados 1.680 casos em 11 estados. Com 1.662 registros, São Paulo é o líder em número de casos, seguido de Rio de Janeiro com 6 e Pernambuco com 4.

“O Ministério da Saúde está fazendo uma medida preventiva. Nós estamos preocupados com essa faixa etária porque em surtos anteriores foram as crianças menores de um ano que evoluíram para casos mais graves e óbitos”, disse o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira.

Deixe uma resposta