Consórcio do Nordeste avança em negociações para ações conjuntas entre os estados

A vice-governadora Luciana Santos foi a representante do Governo de Pernambuco na reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. O encontro aconteceu nesta quarta (21) em Teresina.

Os representantes estaduais aproveitaram o encontro para avançar no planejamento estratégico do Consórcio e discutir um mapa de investimentos para a região. Também anunciaram a constituição de um grupo de trabalho para acelerar os arranjos necessários para a compra coletiva de insumos e equipamentos de saúde. Ainda decidiram que a visita do Consórcio à Europa ocorrerá em setembro.

Outro ponto anunciado foi a realização de reunião técnica em Fortaleza na próxima semana para afunilar os detalhes do Termo de Referência para parceria público-privado na área de tecnologia e informação. A proposta denominada Nordeste Conectado tem o objetivo de atrair investidores internacionais.

Ao final do encontro, foi divulgada uma carta com a síntese dos debates e uma preocupação acerca do anúncio de privatização de empresas estatais. “Sem estudos técnicos aprofundados e a necessária compreensão de todos os impactos, tais vendas poderão trazer consequências negativas para a soberania nacional e um possível retrocesso à integração regional”, disse Luciana.

Deixe uma resposta