Entram em vigor novas regras para obtenção da CNH e ACC

Entrou em vigor ontem (16) a nova resolução que acaba com a obrigatoriedade dos simuladores digitais nos Centros de Formação de Condutores (CFC) para a obtenção da CNH na categoria B para novos candidatos. A resolução também muda regras para obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) e reduz a exigência das horas aulas noturnas.

O número total de aulas práticas para obtenção da carteira para a categoria B era de 25 horas, sendo 5 realizadas em período noturno. Com a nova resolução, as aulas noturnas passam para apenas uma hora/aula. Para a categoria A a quantidade de horas aulas práticas continua em 20 horas/aula. Para o período noturno, foram reduzidas para apenas uma (eram quatro).

As aulas no simulador agora são facultativas. Para quem opte em manter o treinamento no simulador, o limite mínimo será de 5 horas/aula. Elas deverão ser realizadas antes das aulas práticas em vias públicas, desde que o Centro de Formação de Condutores (CFC) em que o aluno está matriculado possua o equipamento.

O candidato interessado em tirar a ACC terá doze meses para realizar as provas teórica e prática sem ter aula antes nos CFC. Também poderá realizar os exames teórico e o prático com o ciclomotor próprio, da autoescola ou do Detran. Caso opte por realizar o exame em veículo próprio, este não poderá ter mais de 5 anos de fabricação. Reprovado no exame prático, o candidato deverá procurar uma autoescola para realizar 5 h/a, sendo sempre uma delas noturna. 

Deixe uma resposta