Ouricuri adere a plano de trabalho para melhoria da cadeia do gesso até 2030

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) realizaram reunião para tratar da assinatura de termo de adesão ao “Grupo de Trabalho Gesso 2030” por municípios do polo gesseiro do Araripe.

Ouricuri foi o único dos cinco municípios convidados que compareceu. Representado pelo secretário de Agricultura, Ideval Alves, o município assinou o termo de compromisso, cujo objetivo é desenvolver estratégias de compliance na cadeia produtiva, o que inclui a promoção do trabalho decente.

“A convocação da OIT tem um caráter promocional, não repressivo, sendo o MPT um parceiro também nesse grupo de trabalho. Ficamos felizes pela adesão do município de Ouricuri, mas lamentamos a ausência dos demais, exatamente por entendermos que as soluções para os problemas mais complexos que observamos no polo precisam do engajamento de vários agentes, entre eles o do poder executivo local”, afirmou o procurador Rogério Sitônio.

O MPT acompanha a situação de trabalho na região desde 2005 através de inspeções, audiências públicas, assinatura de compromissos de ajustamento de conduta e ajuizamento de demandas coletivas.

Deixe uma resposta