Sistema de Validação Facial de Condutores é implantando em Pernambuco

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) começou ontem (24) a etapa de validação no processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) objetivando prevenir fraudes e promover maior segurança no processo de emissão.

A partir de agora haverá coleta e armazenamento biométrico identificação de candidatos e condutores em processo de habilitação, mudança ou adição de categoria e renovação da CNH. O sistema é pioneiro no nordeste e conta com armazenamento biométrico, garante maior segurança e impede fraudes no processo da habilitação.

Segundo Nivaldo Carneiro, gerente de Habilitação de Condutores, a iniciativa vai permitir o acesso do Órgão ao banco nacional de imagens de condutores, por meio de parceria com o DENATRAN e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Na coleta da foto do condutor, o sistema realizará a conferência da imagem com índice de 90% de similaridade com a sua imagem já registrada no banco de imagens do sistema nacional de condutores.

O usuário só seguirá para as demais etapas de seu processo após a validação efetiva de suas imagens coletadas, garantindo sua devida identificação nas etapas seguintes, ou seja, exame médico e avaliação psicológica.

Deixe uma resposta