TJPE promove lançamento de livro sobre Dom Hélder Câmara

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) lança o livro “Dom Helder, patrono dos direitos humanos e dos pobres”, de autoria do advogado e jornalista Elias Roma Filho. O evento ocorre nesta quinta (29), às 18h, no Salão Nobre do Palácio da Justiça.

Publicado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), o livro tem o prefácio escrito por Dom Fernando Saburido. A publicação marca os 110 anos do nascimento e os 20 anos da morte de Dom Helder Câmara completados em 2019. O arcebispo nasceu em 7 de fevereiro de 1909 em Fortaleza e morreu no Recife em 1999.

Este é o terceiro livro escrito por Elias Roma Filho sobre Dom Helder. O primeiro foi “Dom Helder e os jovens” e o segundo “Amigos do Dom”. As duas primeiras publicações revelaram aspectos da vida e das palavras do arcebispo de Olinda e do Recife por meio de testemunhos dados por pessoas que conviveram com ele. Em 197 páginas, o terceiro livro aborda a trajetória do religioso na defesa dos Direitos Humanos.

Dom Helder foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e defensor dos Direitos Humanos durante a ditadura militar no Brasil. Pregava uma igreja simples, voltada para os pobres, e a não-violência. A Lei 13.581, de 26 de dezembro de 2017, declarou Dom Helder Câmara como Patrono Brasileiro dos Direitos Humanos.

Deixe uma resposta