Adagro realiza primeira etapa de vacinação contra Febre Aftosa

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza de 1º a 31 de maio a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A meta é imunizar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos, totalizando cerca de 2.2 milhões de animais, e manter o status sanitário de área livre de aftosa com vacinação, conquistado por Pernambuco há nove anos.

A vacina pode ser adquirida durante o período da campanha nas casas agropecuárias de todo o estado nas apresentações de 15 ou 50 doses. A declaração é obrigatória e deve ser efetuada até 15 de junho nos escritórios da Adagro ou pela internet, no Sistema de Integração Agropecuária (Siapec3), disponível no portal www.adagro.pe.gov.br, onde também está disponível um tutorial de declaração on-line da vacinação.

O produtor que não vacinar ou não declarar está sujeito a multa e fica proibido de transitar com seu rebanho dentro e fora do estado. “Precisamos reforçar que a febre aftosa é uma doença infecciosa causada por vírus e que sua incidência em qualquer região gera embargos econômicos para o Brasil e consequente prejuízo financeiro aos produtores. ”, declara o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.

Pernambuco não registra casos de febre aftosa há 23 anos e desde 2013 é área livre de aftosa com vacinação. O estado integra o bloco 3 que pleiteia o status de área livre sem vacina. Para tanto, é preciso manter a média de animais vacinados e propriedades trabalhadas acima de 90%, aumentar a vigilância epidemiológica, fortalecer o sistema de notificação com maior envolvimento da comunidade (produtores, iniciativa privada, entidades públicas e privadas) e implantar o Fundo privado de Arrecadação para Emergências.

Na primeira etapa foram vacinados 1.970.075 animais, dos quais 1.960.540 são bovinos e 9.535 bubalinos, atingindo uma cobertura de 93,66% do rebanho pernambucano. Na segunda etapa, quando apenas o rebanho de 0 a 24 meses recebe uma dose de reforço, Pernambuco garantiu a imunização de 633.850 bovinos e bubalinos, alcançando percentual de 94.84% de cobertura nesta faixa etária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.