Adagro sedia encontro do Fonesa Regional Nordeste

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro/PE), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDA), sediou a reunião do Fórum Nacional de Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa) da regional Nordeste. O encontro reuniu os dirigentes dos órgãos de defesa agropecuária de forma remota e presencial para debater ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da defesa e inspeção agropecuária na Região.

Participaram da reunião presencialmente os presidentes Jefferson Feitoza e José Márcio Maia, da Emdagro (Sergipe) e Aldeal (Alagoas), respectivamente. De forma remota, estiveram presentes os presidentes (representantes) dos demais estados do Fonesa Nordeste: Paraíba, Ceará, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e Maranhão.

“Existe um consenso entre os estados do Nordeste que a pauta nacional do Fonesa não tem convergência com as demandas e anseios da região Nordeste e por isso buscamos representatividade junto ao Fórum. Somos um bloco coeso e comprometido com nossos estados e nossa região”, detalha o diretor presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.

O encontro firmou a criação de um Termo de Cooperação Técnica entre Pernambuco, Alagoas e Sergipe, que deverá implementar um Protocolo de Ações Compartilhadas (PAC) com medidas que assegurem a defesa agropecuária, o patrimônio produtivo entre os Estados, que evitem o ingresso de pragas e doenças e que garantam o avanço nos status sanitários com planos estratégicos em execução, sobretudo em relação à Febre Aftosa e à Peste Suína Clássica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *