Centro Sabiá visita Itapetim e ouve demandas de produtores locais para 2022

Dentro das ações de planejamento e articulações para 2022 o Centro Sabiá visita, na segunda semana de janeiro, o município de Itapetim, no sertão de PE. O coordenador da organização, Alexandre Pires, é o responsável por conferir pessoalmente como estão as ações já promovidas pelo Sabiá ao longo dos últimos anos, ouvir as comunidades e projetar com lideranças regionais as ações para os próximos meses. “É necessário avançarmos nas ações de promoção da Agroecologia para um desenvolvimento sustentável e pautar o processo eleitoral de 2022. Os cortes nos recursos para as políticas públicas para a agricultura familiar ameaçam o desenvolvimento que defendemos”, destaca.

O Centro Sabiá já implementou no município diversas ações de assistência técnica e extensão rural desde 2014. Em paralelo também promoveu sistemas de RAC/SAF (Reuso de Águas Cinza/ Sistema Agroflorestal), beneficiando dez famílias, produção de mudas e Fundo Rotativo Solidários usado na aquisição de animais e equipamentos/infraestrutura dos agricultores. Além disso ainda distribuiu 90 cestas agroecológicas para famílias em situação de vulnerabilidade. “O trabalho do Sabiá é de promover conhecimento em diálogo com os agricultores e agricultoras, mas no momento de crise é fundamental contribuirmos com ações emergenciais como a distribuição de alimentos”. 

Para 2022 o Centro Sabiá procura parcerias locais estratégicas que possam amplificar as ações desenvolvidas e fortalecer a convivência das comunidades com o semiárido, mantendo a produção de alimentos saudáveis e a garantia de acesso à água, bandeiras históricas da organização, que ainda percorrerá outras cidades do sertão pernambucano ao longo do mês de janeiro.

One thought on “Centro Sabiá visita Itapetim e ouve demandas de produtores locais para 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.