Dia D da Campanha de Multivacinação ocorre neste sábado

Pais e responsáveis por crianças e adolescentes menores de 15 anos estão sendo convocados para participar neste sábado (17) do Dia D da Campanha de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação.

“Estamos vivenciando, ano a ano, queda nas coberturas vacinais, mesmo tendo o maior programa público de imunização do mundo. Sabemos que a vacinação é uma grande aliada da saúde, protegendo contra diversas doenças que, hoje, são pouco lembradas graças a um trabalho efetivo que vem sendo feito nas últimas décadas. Deixar de vacinar é quebrar um pacto social de proteção e permitir que doenças, como a poliomielite, há três décadas sem circulação no nosso país, possam voltar a acometer nossas crianças”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Para as crianças abaixo de 7 anos são disponibilizados BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A e DTP. A partir dos 7 anos, até os menores de 15, podem ser feitas as doses da hepatite B, febre amarela, meningocócica ACWY, HPV e varicela. A aplicação da vacina vai depender da idade e da necessidade da criança ou adolescente, exceto a da poliomielite, que será feita indiscriminadamente em todos os meninos e meninas entre 1 e menores de 5 anos que estejam com o esquema básico da pólio completo.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco já distribuiu mais de 2,6 milhões de doses de vacinas para os municípios, sendo mais de 693 mil contra a polioemielite.

Deixe uma resposta