Emprego: Pernambuco teve o melhor mês de julho desde 2012

Pernambuco teve um saldo positivo de 8.931 empregos em julho deste ano, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Maior que o mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 5.570 postos de emprego. Este é o melhor mês de julho para os pernambucanos nos últimos nove anos, desde 2012. No Estado, a capital recifense foi o município onde mais empregos celetistas foram gerados, totalizando (2.216). Em 2020, nesta mesma época do ano, o Recife estava com o saldo negativo de -2.052, ainda no auge da pandemia provocada pelo coronavírus.

No acumulado do ano, de janeiro a julho, Pernambuco gerou um saldo de 28.165 empregos, contra 22.071 no ano passado. A capital, por sua vez, abriu neste mesmo período 12.473 postos de emprego. O Ceará alcançou a marca de 46.129, enquanto a Bahia ficou com o primeiro lugar, com 81.449.

Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, é importante destacar que o Estado tem uma condição particular no tocante à safra e entressafra da cana-de-açúcar, que passa por altos e baixos ao longo do ano. E muitos dos investimentos iniciados em décadas passadas, como o Estaleiro Atlântico Sul, e obras como a transposição do São Francisco tiveram descontinuidades.

“Agora, com o Plano de Retomada anunciado pelo governador Paulo Câmara, começamos a ter esperanças. Até o próximo ano, a expectativa é de geração de 130 mil empregos, sendo 20 mil ainda neste ano com o Programa Emprego PE, que vai subsidiar a contratação de novos trabalhadores e deve começar a funcionar a partir da próxima quinzena de setembro”, destacou o secretário Alberes Lopes.

Os setores da economia que mais cresceram na geração de empregos foram: serviços (3.281), comércio (2770), agropecuária (1455) e indústria (1422). “O setor de serviços pôde respirar, bem como o comércio, depois de serem os mais afetados pela pandemia”, afirmou Alberes.

Além do Recife, outras cidades que tiveram destaque na geração de postos de trabalho foram: Petrolina (1.628), Caruaru (876), Jaboatão (684) e Olinda (381).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *