Estado recebe segunda remessa com 157.640 doses de Coronavac para proteção das crianças

A campanha de vacinação do público infantil contra a Covid-19 recebeu reforço nesta quarta (2). Dois voos aterrissam no Aeroporto Internacional do Recife trazendo, ao todo, 157.640 doses de Coronavac, a segunda remessa encaminhada para Pernambuco e direcionada especificamente para as crianças. Os imunizantes devem ser utilizados para iniciar novos esquemas vacinais, ou seja, aplicação de primeiras doses. O recebimento desse montante possibilitará o avanço por faixa etária nos municípios pernambucanos. O intervalo entre as doses é de 28 dias.

“O Programa Estadual de Imunizações reforça com os gestores locais que este imunizante recebeu aprovação da Anvisa para ser utilizado apenas na faixa etária de 6 a 11 anos, excetuando as crianças imunossuprimidas. É importante que estejam atentos as especificidades da utilização dos dois imunobiológicos indicados para as crianças”, salienta a superintende de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo. “As cidades podem avançar de acordo com seus estoques e estratégias. Estamos encaminhando as novas doses para as Gerências Regionais de Saúde ainda esta semana”.

A superintendente relembra que a vacina está disponível nos postos e centros de vacinação organizados nos municípios, e que para efetuar a imunização das crianças estas precisam estar acompanhadas pelo pai, pela mãe ou uma pessoal responsável. Será exigido um documento de identificação oficial da criança para fins de registro do imunizante.

A Secretaria Estadual de Saúde também reforça que a vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos exige um intervalo de 15 dias (antes ou depois) entre as demais do calendário de imunização do público infantil. Os municípios devem ficar atentos à recomendação e alertar os pais e responsáveis.

Do início da campanha, em 18 de janeiro de 2021, até o momento, Pernambuco já recebeu 18.332.883 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 5.044.420 da Astrazeneca, 4.287.253 da Coronavac, 8.138.520 da Pfizer, 291.300 doses da vacina pediátrica da Pfizer, 265.880 doses da vacina da Coronavac para as crianças e 305.510 da Janssen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Rolar para o topo