Fiscais da Adagro participam de treinamento em Apicultura e Meliponicultura

Fiscais agropecuários da Agência de Defesa e Fiscalização de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), participaram do curso do Programa Nacional de Saúde das Abelhas (PNSAb), promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Estabelecimento (MAPA), para capacitar os fiscais dos serviços veterinários oficiais para atuar na defesa e inspeção animal nas áreas da apicultura e meliponicultora.

O curso teórico ocorreu de forma virtual e  prática foi realizada em Pernambuco, numa propriedade da agricultura familiar localizada em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Durante o treinamento, os servidores observaram práticas importantes para o funcionamento das colônias, como coletar amostras para investigação e diagnóstico de possíveis enfermidades, o manejo, o trânsito das abelhas, como cadastrar novas colônias e prevenir doenças.

Além dos fiscais da Adagro Kalina Monteiro, Ribamar Luz e Aurélio Galindo, participaram da formação auditores fiscais federais agropecuários, coordenadores estaduais da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca da Paraíba (SEDAP) e fiscais agropecuários das agências de fiscalização do Rio Grande do Norte (IDIARN) e de Alagoas (ADEAL).

“A capacitação visa transformar os fiscais estaduais agropecuários em agentes multiplicadores em seus órgãos de defesa e fiscalização. Esperamos que com o uso de das ferramentas de educação e comunicação social, possamos estimular o cadastramento dos apicultores e meliponicultores do nosso estado, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social, além da preservação do meio ambiente”, afirma Paulo Roberto Lima, presidente da Adagro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Rolar para o topo