Governo de Pernambuco investe R$ 31 milhões em Fernando de Noronha

O governador Paulo Câmara esteve no arquipélago de Fernando de Noronha, nesta quarta (20), dando prosseguimento às agendas do Plano Retomada. Ele inaugurou o novo dessalinizador da ilha, sistema que opera com dois módulos responsáveis pela produção de 20 litros de água potável por segundo. O incremento para o abastecimento já permite a eliminação do rodízio em 30% na ilha e redução do regime de distribuição em outras áreas, que passam a receber água no esquema de um por três, a partir do mês de novembro.

Além do novo dessalinizador, foram entregues a adutora da nova captação de água da Praia do Boldró e um reservatório para água do mar com capacidade de armazenamento de um milhão de litros. Somando os investimentos, o montante é da ordem de R$ 22 milhões. “Vamos ter todo um processo nos próximos 60 dias e tudo já vai estar funcionando em sua plenitude. Em breve, Fernando de Noronha vai estar livre de qualquer tipo de racionamento, com um abastecimento de água diário, regular e com água de qualidade. Isso vai ajudar muito no desenvolvimento da ilha, tanto na questão ambiental quanto no turismo e lazer”, frisou Paulo Câmara.

O governador acompanhou o início das obras do Laboratório VADELATA Pelo Planeta, o primeiro laboratório de economia circular do País, resultado da parceria entre a administração da ilha e a Ball Coorporation. O espaço vai centralizar a coleta das latas de alumínio em Noronha a partir de um modelo totalmente sustentável, realizando o pré-processamento das latas, que serão enviadas para um centro de reciclagem em São Paulo. O espaço também abrigará projetos sociais e educacionais para a comunidade. A previsão é que seja inaugurado no primeiro semestre de 2022, com capacidade de reciclar cerca de 50 toneladas de alumínio no primeiro ano pós-pandemia.

Paulo Câmara também deu início ao projeto do novo Plano de Gestão Sustentável Integrada (PGSI) para a área de proteção ambiental do arquipélago. O documento vai conter um robusto diagnóstico socioeconômico e ambiental, o Cadastro Territorial Básico das edificações, o Estudo de Capacidade de Suporte e de seus Indicadores de Sustentabilidade, o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual e a criação do seu conselho gestor, além de um Plano de Ordenamento Urbanístico da APA.

Na areá da educação, o chefe do Executivo pernambucano entregou o novo parque infantil da creche Bem-Me-Quer, construído em parceria com a Ball Corporation e a administração da ilha, que visa promover o desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo de 230 crianças atendidas pela instituição. O projeto foi desenvolvido no conceito de construção sustentável, com madeira certificada e de fácil manutenção.

O governador ainda deu por inaugurados a biblioteca Cantos de Leitura e o novo Laboratório de Ciências, ambos na EREFEM Arquipélago Fernando de Noronha, que atende 410 alunos do Ensino fundamental I, II, Ensino médio e EJA, bem como autorizou a licitação para contratação da empresa responsável pelos projetos de drenagem e pavimentação das estradas vicinais de Noronha e entregou termos de permissão de uso para duas famílias locais, simbolizando os 152 terrenos que já foram entregues pela Política Habitacional Distrital.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.