Miguel participa de evento do Todos pela Educação e defende investimentos para creches e ensino técnico

O pré-candidato ao governo do estado, Miguel Coelho, participou nesta terça (26), em São Paulo, do lançamento do documento “Educação Já”, que reúne as propostas do movimento Todos pela Educação para apoiar o governo federal, estados e municípios no enfrentamento dos impactos da pandemia. De acordo com a organização, o número de crianças de seis e sete anos que não sabem ler e escrever aumentou 66,3% entre 2019 e 2021. O número saltou de 1,4 milhão para 2,4 milhões em dois anos.

Único pré-candidato ao governo de Pernambuco a participar do evento do Todos pela Educação, Miguel Coelho defende que os estados apoiem os municípios na implementação de políticas públicas efetivas, que assegurem a aprendizagem dos alunos, e também no esforço para ampliar o atendimento à primeira infância. Segundo ele, essa parceria entre estados e municípios é fundamental para a alfabetização na idade certa e o desenvolvimento das crianças. Por isso, Miguel propõe a destinação de parte do que o governo arrecada com o ICMS para os municípios que ampliarem o número de vagas em creches, incentivando assim a qualificação das políticas para a primeira infância.

“Os indicadores mostram a falta de aprendizagem em Pernambuco. O estado se isolou construindo escolas em tempo integral, sem diálogo com os municípios. Precisamos ser mais ousados ao falar em educação”, disse o pré-candidato. “Além de investir em uma política de apoio à primeira infância, precisamos modernizar o ensino fundamental e de competência profissionalizante na vida dos jovens, qualificando para a economia do futuro”, acrescentou.

Como prefeito de Petrolina, Miguel Coelho foi premiado pela Fundação Abrinq e pela Unicef por políticas voltadas para a educação e a infância. A cidade sertaneja é a que tem a melhor avaliação do IDEB entre os municípios de médio e grande porte em Pernambuco. O pré-candidato do União Brasil deve anunciar em maio os pilares de seu programa de governo voltados para a educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.