17°C 29°C
Itapetim, PE
Publicidade

Álvaro Porto é o novo cidadão do Recife

Proposta foi apresentada pelo vereador Victor André Gomes.

04/06/2024 às 15h58
Por: Euflávio Nunes
Compartilhe:
Álvaro Porto é o novo cidadão do Recife

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), recebeu, nesta segunda (3), na Câmara Municipal, o título de cidadão do Recife. A sessão solene lotou o plenário da casa legislativa de deputados estaduais, vereadores, representantes de órgãos públicos, lideranças políticas do interior e da capital, inclusive o prefeito João Campos.

Autor da proposta, o vereador Victor André Gomes (PV), afirmou ser importante ressaltar o trabalho realizado pelo homenageado à frente da presidência da Alepe. “Álvaro Porto obteve destaque nacional, despertando os olhares do Brasil para o Recife”, justificou. “Ao conferir-lhe o Título de Cidadão do Recife, celebramos não apenas suas conquistas individuais, mas também o impacto profundo de seu trabalho na vida dos cidadãos de Recife”, completou.

Continua após a publicidade

Para ele, Porto, desde o início do terceiro mandato, tem demonstrado uma habilidade em unir diferentes vozes em prol do bem comum, promovendo a harmonia e fortalecendo a autonomia da Assembleia, estabelecendo um diálogo construtivo e uma liderança pacificadora, qualidades que lhe renderam apoio unânime na Casa.

Natural de Canhotinho, no Agreste Meridional, Porto foi reeleito em outubro de 2022 com 46.026 votos. Assumiu a presidência da Assembleia em fevereiro de 2023, após ter liderado um processo de diálogo que culminou com a pacificação em torno de sua candidatura, recebendo 49 votos ou 100% do apoio possível na Casa.

No discurso de agradecimento, o deputado salientou que sua relação com o Recife vem da adolescência quando vinha à cidade visitar os irmãos. Há quase 34 anos fixou residência na capital. No entanto, entre 2005 e 2012, quando foi prefeito de Canhotinho por dois mandatos, voltou a morar no Agreste, mas sem se desvincular do Recife.

“Construí com o Recife, uma relação de proximidade gradual e, por isso mesmo, sólida e marcada pela reciprocidade”, frisou. Segundo ele, ao chegar no Recife foi, aos poucos, compreendendo e gostando cada vez mais do clima efervescente e boêmio da cidade. “Eu, que sou da boemia, vi que Recife também era. Posso dizer que tivemos, desde o início, um encontro de almas. De almas festeiras”, disse.

Lembrando ser torcedor do Santa Crua e fã do carnaval da cidade, o deputado afirmou ainda que o Recife também lhe deu responsabilidades. “Aqui foi lugar de trabalho, de crescimento profissional e de acontecimentos que marcaram a minha vida para sempre.
Nesta terra nasceram meus filhos Alvinho e Gabriel. Também é a cidade que viu nascer minha neta Maria e meu neto Gabrielzinho. Ou seja, os maiores presentes que a vida me deu, são recifenses”

De acordo com Porto, receber o título de cidadão da cidade que ama lhe enche orgulho. “Preciso enfatizar, porém que, por tudo o que vivi e ganhei aqui, já me sentia cidadão do Recife.
Agora, me tornar cidadão de fato, me traz alegria e gratidão”.

Álvaro Porto cresceu em meio à política e desde cedo mostrou interesse em seguir os passos do pai, Lourival Mendonça de Barros, que foi prefeito de Canhotinho por dois mandatos (1965-1968 e 1977-1982). Também sofreu influência dos irmãos Carlos Porto, deputado estadual por três legislaturas, entre 1979 e 1990, e Eduardo Porto, que ocupou cadeira na Alepe por dois mandatos consecutivos, entre 2007 e 2014.

Na presidência da Alepe, tem fortalecido a relação com o Recife, especialmente a partir da agenda social vigente na Casa, voltada para ações de cidadania, fortalecimento de direitos e oferta de serviços de saúde. Também tem aberto espaço para o debate com entidades de classes, sindicatos e instituições com atuação na área social.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Recife - PE
Sobre o município
Página em atualização
Ver notícias
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias