17°C 29°C
Itapetim, PE
Publicidade

Alepe comemora 115 anos do Instituto de Identificação Tavares Buril

Órgão gerencia identificação civil dos pernambucanos e realiza perícias criminais.

06/06/2024 às 11h00
Por: Euflávio Nunes
Compartilhe:
Alepe comemora 115 anos do Instituto de Identificação Tavares Buril

Em reunião solene, na terça (4), a Alepe comemorou a passagem dos 115 anos do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), órgão responsável por gerenciar a identificação civil dos pernambucanos e realizar perícias criminais no Estado.

Presidida pelo deputado Diogo Moraes (PSB), a solenidade teve origem no requerimento apresentado pelo parlamentar Eriberto Filho (PSB). “O Instituto Tavares Buril tem sido um pilar fundamental na construção de uma sociedade mais segura e justa, bem como na efetivação da cidadania para o nosso povo”, disse o autor da homenagem.

Continua após a publicidade

“É um orgulho para o Estado ter o Instituto Tavares Buril, um órgão que presta um serviço de máxima excelência à sociedade pernambucana e é uma grande referência na área forense em todo o Brasil”, destacou Moraes.

“A Polícia Civil está muito feliz em comemorar os 115 anos do IITB. Quando foi criado, o instituto tinha como principal atividade identificar as pessoas, por meio das perícias papiloscópicas. Mas, com o passar dos anos e com a capacitação dos nossos profissionais, é possível realizar uma série de perícias. O ITB oferece à população muito mais do que um trabalho policial. Há uma forte atuação na área da cidadania, que possibilita a identificação civil de milhares de pernambucanos”, disse a delegada-geral adjunta da Polícia Civil de Pernambuco, Beatriz Leite.

A cerimônia contou com a exibição de um vídeo institucional sobre a trajetória e a atuação do IITB. As imagens apresentaram depoimentos de funcionários e colaboradores do Instituto Tavares Buril. “Quem está do lado de fora, não imagina o que representa o trabalho dos peritos papiloscopistas para a população. Atuamos desde o momento do nascimento até o falecimento das pessoas. Para mim, é uma honra dirigir uma instituição como o IITB, um órgão que é um vetor de cidadania no Estado”, diretor-presidente do IITB, Paulo Jeann Barros Silva

Marcaram presença o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto; o secretário-executivo de Gestão Integrada da Secretaria de Defesa Social, Enéias Ferreira; o delegado-geral da Polícia Civil de Pernambuco, Renato Rocha; o juiz Laiete Jatobá Neto (TJPE); o capitão de Mar e Guerra, Carlos Frederico Tojal do Vale; o general Gomes de Mattos, representando o Comando Militar do Nordeste; a subdefensora pública geral do Estado de Pernambuco, Fátima Meira; e o presidente da Comissão de Perícias Forenses, Diogo Ramos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias