16°C 29°C
Itapetim, PE
Publicidade

Prefeitura de Afogados promoveu solenidade de entrega da medalha Dom Francisco

Honraria é concedida a pessoas ou instituições que tenham relevantes serviços prestados ao município.

05/07/2024 às 07h53
Por: Euflávio Nunes
Compartilhe:
Prefeitura de Afogados promoveu solenidade de entrega da medalha Dom Francisco

Dentro da programação de emancipação de Afogados da Ingazeira, a Prefeitura promoveu na quarta (3), a solenidade de entrega da medalha Dom Francisco de mérito municipal, concedida a pessoas ou instituições que tenham relevantes serviços prestados ao município.

Na relação de agraciados deste ano, o promotor Lúcio Luiz de Almeida, a defensora pública Cristina Apolinário, o coco de roda negros e negras do leitão da carapuça, a rádio Afogados FM, o agricultor e líder sindical Severino Carneiro, e o professor da antiga escola Cenecista, Severino Marques Carneiro, esses dois últimos como homenagem póstuma. A medalha foi entregue a familiares dos mesmos.

Continua após a publicidade

A solenidade aconteceu na câmara de vereadores do município e contou com a presença de diversas autoridades, como o Prefeito Alessandro Palmeira, vice-prefeito Daniel Valadares, Presidente da Câmara, Rubinho do São João, vereadores Raimundo Lima, Douglas eletricista, Gal Mariano, Reinaldo Lima, César Tenório e Erickson Torres. Representando a diocese de Afogados, o Bispo Diocesano Dom Limacêdo Antônio e o Padre Gilvan Bezerra.

“Pra mim é muito importante estar aqui com vocês, nessa cerimônia de concessão de medalhas, honrando o nome de uma figura tão importante como Dom Francisco, que nos deixou um legado permanente de trabalho pastoral e de preocupação com os menos favorecidos,” destacou Dom Limacêdo Antônio.

O Prefeito Alessandro Palmeira destacou em sua falou sobre o simbolismo de entregar a medalha Dom Francisco no ano em que a Diocese celebra o centenário do Bispo.
“Este ano celebramos o centenário do nosso profeta do sertão, que tantos ensinamentos nos deixou, um legado de lutas e preocupações sociais que formou toda uma geração de Afogadenses, e que ainda hoje dá seus frutos. Quero parabenizar todos os homenageados desse ano, que trazem, em sua história, um legado de contribuições importantes para a história social, jurídica e cultural de Afogados,” destacou o Prefeito Sandrinho Palmeira.

Confira um breve resumo das pessoas e instituições homenageadas com a medalha Dom Francisco:

Coco de Roda Negros e Negras do Leitão da Carapuça – surgiu na década de 1920, em uma comunidade de remanescentes de quilombo, repleta de riquezas culturais e arqueológicas. Em 2023, recebeu o importante registro de Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Rádio Afogados FM – fundada em 2015, é uma das duas emissoras de rádio existentes em Afogados, conhecida por sua forte conexão com a comunidade, tendo um papel importante na divulgação de notícias, entretenimento e cultura local.

Promotor Lúcio Luiz de Almeida – nascido em 1975, é promotor público desde 1997, tendo iniciado suas funções públicas na comarca de Tabira. Tem reconhecida atuação no MP na defesa dos interesses coletivos e difusos, com um trabalho destacado na luta pela garantia de direitos. É sócio-fundador do Rotary Club de Afogados da Ingazeira.

Defensora Pública Cristina Apolinário – bacharela em direito pela UFPE, exerceu o cargo de assessora jurídica das câmaras de vereadores de Afogados e Carnaíba, é atualmente a gerente do núcleo regional da defensoria pública em Afogados da Ingazeira e diretora, no sertão, da associação dos defensores públicos de Pernambuco.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Afogados da Ingazeira - PE
Sobre o município
Aguardando atualização
Ver notícias
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias