O Festival Arraiá da Juventude traz diversas atividades culturais e artísticas em Serra Talhada/PE e conta com apresentações de Dança, Música Instrumental, Teatro, Artesanato e Oficinas Culturais direcionadas para a juventude da região, que representa a esperança de um futuro melhor e socialmente é caracterizada pelo desejo, emoção, inconstância e a vontade de transmutar ideias e conceitos que já não cabem mais no espaço-tempo que estamos agora.
O evento que acontece, no próximo dia 5 de setembro conta com uma programação imersa na cultura popular nordestina com apresentações de dança com o Xaxado, Música Instrumental com Orquestra Filarmônica, Forró, Teatro para crianças, Empreendedorismo e Artesanato, além das Oficinas Culturais.
De acordo com Ronaldo Monteiro, organizador do evento, “a ideia de trazer a música instrumental para o festival é justamente para enaltecer e valorizar os artistas instrumentistas pernambucanos, fortalecendo o segmento artístico, além de proporcionar a esses jovens a oportunidade de participar e prestigiar criações de cultura que os representam”. Para os produtores do evento, Catharina Honório e Karlus Demetrius, é muito gratificante poder levar um projeto cultural para a cidade de Serra Talhada, a Capital do Xaxado e terra natal de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, conhecido como “Rei do Cangaço” uma figura icônica para os nordestinos.
O Festival será aberto ao público e todas as atividades propostas, contará com intérpretes de libras e a impressão em Braile da programação do evento. A Contrapartida Social do projeto é realizar 1 oficina gratuita de introdução à cultura popular através de vivências com as danças populares, para estudantes de escolas públicas e 1 oficina gratuita de vivências em empreendedorismo cultural criativo, para mães de estudantes de escolas públicas periféricas. Será disponibilizado ônibus para buscar esses alunos e mães para participarem das oficinas em horários diferentes aos da realização das outras atividades do projeto.