Articulação entre o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, o Governo Federal e a Secretaria de Saúde da Bahia, possibilitou a retomada dos atendimentos de alta complexidade em neurocirurgia no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf/Ebserh), localizado na cidade de Petrolina. O serviço passou a contar com médicos neurocirurgiões, em plantões de 24h, prontos para realizar os atendimentos de urgência e intervenções neurocirúrgicas nos pacientes politraumatizados admitidos na unidade.
“Desde o ano passado, Pernambuco vem nessa articulação, junto ao Ministério da Saúde e Ebserh, para retomada desses atendimentos, que irão beneficiar enormemente a população pernambucana e aqueles residentes em cidades da Bahia, por meio da Rede PEBA, que é uma rede do Sistema Único de Saúde (SUS), estruturada para o atendimento de munícipes de 53 localidades. A partir de agora, os pacientes com o perfil de politrauma e traumas neurocirúrgicos poderão ser atendidos no Hospital, o que antes demandava uma transferência em UTI aérea para unidades, como o Hospital da Restauração, no Recife, gerando grande sofrimento para a população. Estamos muito felizes com o retorno das atividades”, destaca a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
O HU-Univasf é a unidade de referência para os 53 municípios da Macrorregião Interestadual de Saúde do Vale do Médio São Francisco (Pernambuco e Bahia). O serviço oferta atendimento especializado em urgências e emergências de alta complexidade nas áreas de neurologia e neurocirurgia, traumato-ortopedia, além dos politraumatismos, como também cirurgias geral, vascular e bucomaxilofacial, clínica médica e cirurgia plástica restauradora.
“A mobilização para a plena capacidade de nosso atendimento na área foi possível após a ampliação de recursos de custeio encaminhado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, que possibilitou o incremento de médicos especializados para retomada através de um processo de licitação voltado para a contratação direta prestadores. Estamos muito felizes em fazer esse anúncio, pois sabemos que este tipo de atendimento irá salvar ainda mais vidas na região”, reforçou o gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário, Aristóteles Cardona Júnior.