Na noite desta terça (1), o candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira e líder da oposição, Danilo Simões (PSD), participou de uma sabatina realizada pelo Blog do Finfa, no tradicional Cine Teatro São José. O evento, que estava inicialmente programado para ser um debate entre os candidatos, contou apenas com a presença de Danilo, já que o atual prefeito e candidato à reeleição não compareceu.
Durante sua fala, Danilo lamentou a ausência do adversário, destacando a importância de um debate para o fortalecimento da democracia e a escolha consciente do eleitor. “Esta é uma noite triste para a democracia em Afogados da Ingazeira. Pela primeira vez em 24 anos, um prefeito em mandato foge de um debate. Os eleitores mereciam esse confronto de ideias para decidir seu voto”, afirmou o candidato.
Danilo aproveitou a oportunidade para lançar a maquete eletrônica do projeto do novo Mercado Público Municipal, que está sendo proposto para revitalizar a atual estrutura. O projeto promete reorganizar a feira livre, transferindo-a para dentro do mercado, com a participação ativa dos comerciantes e feirantes na definição das melhorias. “Acabei de lançar nas minhas redes sociais o projeto do novo Mercado Público Municipal. Já fizemos as contas, Júnior, e há espaço suficiente para colocarmos a feira livre dentro do mercado municipal. Esse é um compromisso meu. Vamos buscar os recursos por meio da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (ADEPE). O Governo do Estado está realizando esse investimento em vários mercados municipais, como os de Caruaru, Palmares, Canhotinho e Bezerros, e vai fazer em Afogados da Ingazeira também, para que possamos transferir a feira livre para dentro do mercado público. Vamos realizar esse sonho, que já está materializado em uma maquete eletrônica, lançada hoje nas nossas redes sociais”, anunciou.
Danilo lembrou ainda que a atual gestão iniciou a obra do pátio da feira na antiga rede ferroviária, que ainda não saiu do papel, sem ouvir o povo, “sem saber o que os comerciantes e os feirantes do local gostariam que fosse feito. Foi uma decisão impositiva que ainda não resolveu e não resolverá, mas nós vamos mudar isso”, afirmou.
“Nosso compromisso é fazer com que aquela área da Rede Ferroviária se torne um espaço de cultura e eventos, assim como acontece na maioria das cidades que reaproveitaram esses espaços”, destacou Danilo.
Outro ponto central da sabatina foi o fortalecimento do comércio local. Danilo destacou sua experiência de 23 anos no setor bancário e prometeu ser um parceiro dos comerciantes da cidade, ouvindo suas demandas e promovendo o crescimento do setor. Ele também criticou a gestão atual pela falta de uma solução definitiva para o trânsito da cidade, citando que assessores contratados para resolver o problema estavam, na verdade, fazendo campanha política durante o expediente.