Novo lote com 71.370 doses de vacinas da Pfizer chega a Pernambuco

Uma nova remessa de vacinas contra Covid-19 chegou a Pernambuco ontem (13). As 11 caixas térmicas, com 71.370 imunizantes da Pfizer – destinados à aplicação da primeira dose – foram desembarcadas no Aeroporto Internacional do Recife no final desta tarde. É o terceiro lote da Pfizer recebido esta semana. Pela manhã, já haviam chegado ao Estado mais 114.120 vacinas da Coronavac, totalizando 185.490 unidades recebidas hoje.

Do aeroporto, as caixas térmicas seguiram para a sede do Programa Estadual de Imunizações (PNI). As remessas da Pfizer e da Coronavac começaram a ser encaminhadas às Gerências Regionais de Saúde (Geres) na madrugada deste sábado (14), para que os gestores municipais façam a retirada. “Apesar de os lotes estarem chegando a Pernambuco em dias e horários diferentes, ao longo dessas semanas, a logística que montamos desde o início da campanha de vacinação tem trabalhado de forma ágil, garantindo uma distribuição segura dos imunizantes aos municípios e o avanço da vacinação da nossa população”, comentou o governador Paulo Câmara.

Das 114.120 vacinas da Coronavac/Butantan, que serão utilizadas para a primeira dose e finalização do esquema vacinal, 920 fazem parte de uma doação da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). De acordo com informe técnico do Ministério da Saúde (MS), essas vacinas servirão à imunização do grupo estabelecido no contrato celebrado entre a Conmebol e a empresa doadora. A lista nominal será enviada aos Estados, para destinar as doses contratadas ao grupo definido. As demais doses poderão ser utilizadas para vacinação da população.

“Reforço que a população deve se imunizar assim que abrir a vacinação para sua idade. E não deve deixar de tomar a segunda dose, pois só assim o organismo terá uma resposta mais efetiva contra o novo coronavírus”, explicou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Desde o início da campanha de vacinação, em 18 de janeiro, 8.235.470 doses já foram disponibilizadas aos pernambucanos, sendo 3.781.770 da Astrazeneca, 2.806.080 da Coronavac, 1.475.370 da Pfizer e 172.250 da Janssen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *