Prefeitura de Tabira emite nota de esclarecimento sobre incêndio em lixão

Em meio às especulações a respeito do incêndio acometido no lixão de Tabira, onde a fumaça tem incomodado bastante a população, a secretaria de Juventude e Meio Ambiente vem se pronunciar por meio desta nota.

Antes de tudo, precisamos lembrar que este acontecido não é algo novo, que Tabira historicamente sofreu com as consequências da poluição de fumaça oriunda de incêndios no depósito de resíduos sólidos, popularmente conhecimento como lixão. Ciente das inúmeras consequências à saúde, humana, à fauna e à flora, devido a poluição através da fumaça tóxica, a Secretaria de Juventude e Meio Ambiente, com apoio da Secretaria de Obras e Urbanismo tem feito trabalhos diários e realizado vistorias na área desde a terça-feira (dia que se deu início o incêndio), com apoio de carros pipas e máquinas pesadas, numa tentativa de minimizar os danos. Muito embora já tenhamos feito um bom trabalho naquela área, uma quantidade reduzida de resíduos ainda se encontra naquele local.

Não sabemos o que ocasionou o incêndio, isso porque, o próprio acondicionamento inadequado do lixo provoca vários pontos de ignição do fogo durante todo ano, especialmente quando há elevação de temperatura. Há diversos materiais que favorecem a combustão e pode haver uma queima natural.Atualmente, o fogo está controlado, não havendo risco de se espalhar para outras áreas não queimadas nem adjacências do depósito de lixo. No entanto, ainda não foi totalmente extinto em virtude das características do incêndio, que queima nas camadas mais inferiores do amontoado de lixo. É importante informar que só a água é ineficiente para fazer o combate nesse tipo de incêndio, através do resfriamento. O lixo, que se mistura ao gás metano, provoca um fogo difícil de se apagar. Por muitas vezes, você sai de um local que estaria “apagado” e depois, no mesmo local ressurgem as chamas.

No dia de hoje (3), mais uma vez, estamos no local, trabalhando para que não haja danos maiores à população de Tabira.Reforçamos nosso compromisso assíduo com o bem estar da população em consonância á um meio ambiente equilibrado e saudável.

Geicon Gef Brito
Secretário de Juventude e Meio Ambiente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *