Saúde de Tuparetama promove treinamento para combater tuberculose

Os Agentes Comunitários de Saúde de Tuparetama, participaram na manhã da última quarta (16), de uma importante capacitação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de identificar e tratar os casos de tuberculose no município.

De acordo com a secretária de Saúde, Elizabeth Gomes, a partir da capacitação, os ACS poderão contribuir com enfrentamento da doença, encaminhando o paciente para o tratamento adequado e gratuito na rede pública de saúde.


“Os Agentes de Saúde e de Endemias são os profissionais mais próximos da população, por isso, reforçamos a importância deles na identificação precoce da tuberculose, pois com o tratamento iniciado o quanto antes, a transmissão é interrompida.”, alertou a secretária.

Durante a formação, a coordenadora de apoio da Vigilância Sanitária, Naldirene Barros, reforçou que a tuberculose é uma doença de transmissão aérea, bastante semelhante ao do vírus da gripe comum ou do coronavírus, que se instala a partir da inalação de aerossóis e durante a fala, espirro ou tosse, lança no ar partículas infectadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Rolar para o topo