
Os Agentes Comunitários de Saúde de Tuparetama, participaram na manhã da última quarta (16), de uma importante capacitação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de identificar e tratar os casos de tuberculose no município.
De acordo com a secretária de Saúde, Elizabeth Gomes, a partir da capacitação, os ACS poderão contribuir com enfrentamento da doença, encaminhando o paciente para o tratamento adequado e gratuito na rede pública de saúde.
“Os Agentes de Saúde e de Endemias são os profissionais mais próximos da população, por isso, reforçamos a importância deles na identificação precoce da tuberculose, pois com o tratamento iniciado o quanto antes, a transmissão é interrompida.”, alertou a secretária.
Durante a formação, a coordenadora de apoio da Vigilância Sanitária, Naldirene Barros, reforçou que a tuberculose é uma doença de transmissão aérea, bastante semelhante ao do vírus da gripe comum ou do coronavírus, que se instala a partir da inalação de aerossóis e durante a fala, espirro ou tosse, lança no ar partículas infectadas.