Sertânia realiza campanha Novembro Azul

A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou durante todo este mês a campanha Novembro Azul, que tem como objetivo chamar a atenção do público masculino para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Nesta segunda (29), aconteceram em parceria com o Consórcio Intermunicipal Dom Mariano (CONDOMAR), 60 coletas de Antígeno Prostático Específico (PSA). O público presente foi encaminhado através das UBSFs, após avaliação médica, de acordo com a quantidade de vagas disponibilizadas pelo consórcio. O intuito é verificar se existe alguma alteração urinária ou na próstata. Caso isso aconteça, outros exames serão solicitados, como ultrassonografia e toque retal.

O senhor João Bezerra Feitosa, do bairro Mário Melo Nova, participou da ação e demonstrou muita satisfação com o evento. “Muito bom mesmo, foi tranquilo, rápido, nem doeu. Tem que cuidar da saúde, o preconceito é besteira, é melhor prevenir, porque depois pode ser tarde”, pontuou.

Ao longo do mês, todas as UBSFs realizaram atividades para a promoção da saúde do homem. Foram feitas palestras com orientações para modificações de estilos de vida com hábitos saudáveis, consultas médicas, de enfermagem e odontológicas e os homens também puderam aferir a pressão arterial e realizar teste de glicemia, assim como testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Essas ações foram intensificadas em novembro, mas acontecem durante todo o ano.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao médico para realizar o exame de toque retal e o PSA.

O câncer de próstata é o mais comum e o segundo câncer que mais causa morte entre os homens. Se descoberto em fase inicial, tem grandes chances de cura. Por isso, os exames de rotina são fundamentais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *