Tabira realiza avaliação diagnóstica de aprendizagem na rede municipal de ensino

A Secretaria de Educação de Tabira realizou, entre 20 e 27 de julho, a primeira edição do Sistema de Avaliação Educacional de Tabira (SAET). A iniciativa é fruto da parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade de Juiz de Fora (MG).

O SAET possui três etapas. A primeira consiste em uma avaliação diagnóstica, que foi aplicada para cerca de 2.700 alunos do 2ª ao 9º ano do Ensino Fundamental. As outras duas são avaliações formativas. Elas possibilitarão a realização de intervenções para recuperação ou melhoria do aprendizado.

Os testes são baseados na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A ferramenta é composta por um conjunto de avaliações externas que permite ao Inep realizar o diagnóstico da educação básica brasileira. Também possibilita identificar fatores que possam interferir no desempenho dos estudante.

“Conhecer as dificuldades dos nossos estudantes e focar o planejamento tendo em vista a melhoria do ensino e consequentemente da aprendizagem dos nossos estudantes através das avaliações do SAET nos fará trilhar caminhos mais seguros rumo a educação que queremos. A parceria com o CAed, uma instituição de renome, que realizada as avaliações diagnosticas a nível estadual e federal é de grande valia, com a tecnologia disponibilizada, os testes calibrados na escala do Saeb e todo aporte técnico especializado acreditamos que será um grande reforço para o desenvolvimento da educação tabirense, e esse é o nosso compromisso”, disse a secretaria de Educação, Lyedja Barros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *