UPE entrega título de Notório Saber em Cultura Popular a 25 patrimônios vivos de Pernambuco

A Universidade de Pernambuco (UPE) entrega, nesta quinta (12), o título de Notório Saber em Cultura Popular a 25 mestres de diferentes áreas de expressão. Todos contribuíram com a construção do conhecimento popular ao longo de sua trajetória e são detentores do título de Patrimônio Vivo do estado.

A cerimônia ocorre no auditório da Faculdade de Administração e Direito (Fcap), no Recife, com transmissão ao vivo pelo canal da universidade no YouTube, a partir das 9h. Entre os 25 homenageados, está o poeta tabirense Dede Monteiro, além de nomes como Lia de Itamaracá, J. Borges, Maestro Duda e Mestra Ana Lúcia do Coco.

De acordo com a UPE, a criação da honraria faz parte das comemorações dos 30 anos de fundação da universidade. “O título é concedido a pessoas detentoras ou não de título acadêmico, de graduação e de pós-graduação, desde que tenham comprovada uma destacada experiência e produção em, pelo menos, uma das linguagens ou áreas da arte e da cultura popular”, destaca.

A escolha dos homenageados foi feita a partir de um edital lançado em fevereiro de 2020. A universidade recebeu seis inscrições individuais e outras 26 indicadas pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Os homenageados foram escolhidos utilizando critérios definidos pela Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *