VII Conferência de Saúde de Sertânia debate fortalecimento do SUS

Realizada na última quarta (20), a VII Conferência de Saúde de Sertânia discutiu políticas públicas para o município e apresentou propostas que serão utilizadas para compor o Plano Municipal de Saúde 2022-2025. O evento, que teve como tema “Gestão de Saúde e os Desafios para o Futuro”, reuniu usuários do SUS, profissionais da área e de outros setores. A ação aconteceu na quadra da Escola Municipal Presidente Vargas e foi transmitida pela internet na página do Facebook da Prefeitura.

A conferência contou com participação do prefeito Ângelo Ferreira, que em sua fala destacou a necessidade de planejamento para uma correta aplicação de recursos. “Temos o desafio de apresentar resultados e buscar o aperfeiçoamento sempre. Vamos trabalhar para atingir as metas e só conseguiremos a partir de um planejamento real. Há um investimento e precisamos aplicar os recursos de forma apropriada priorizando as ações mais importantes”, disse.

Já o secretário interino de Saúde, Neto Cajueiro, pontuou que Sertânia trata como prioridade essa área.  “Nós temos um gestor que é referência em aplicação em saúde. Para se ter uma ideia, até o momento nós investimos mais de 30% da receita líquida, e nossa obrigação é 15%. Isso mostra o compromisso da gestão com esse setor. As dificuldades existem e nós temos que enfrentar. Planejar dentro da realidade, sugerir aquilo que podemos realizar e assim levarmos saúde a todos e fazer com que esse planejamento possa melhorar a vida da nossa população”, destacou. 

Após as falas das autoridades presentes, houve a aprovação do regimento da conferência e logo depois a palestra de abertura com a enfermeira sanitarista Socorro Borborema. Ela contou a história do SUS e como ele funciona, além de reforçar a importância desse equipamento público. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos para debater as propostas dentro dos eixos de discussão.

A conferência foi encerrada com eleição dos delegados que representarão o município na conferência regional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.